O que é cogeração / trigeração?

 


Buscando o uso eficiente dos recursos energéticos, os sistemas de cogeração / trigeração têm sido empregados no setor de serviços (shoppings, hotéis, hospitais, data Center, prédios comerciais, etc.) e no setor industrial. Os sistemas de cogeração possibilitam uma maior integração energética das demandas (economia de energia), uma maior garantia no suprimento de energia e uma redução dos impactos ambientais nas atividades comerciais e industriais.

Com 20 anos de experiência no setor de consumo de energia em edificações, diversos trabalhos publicados em congressos e revistas internacionais, a Sisterm desenvolve análises técnicas e econômicas de sistemas de cogeração que podem atender as suas necessidades de energia.

A Sisterm desenvolve análises de cogeração através do software de simulação denominado COGMCI (Cogeração com Motores de Combustão Interna), que permite uma completa avaliação técnica e econômica do sistema de cogeração. Um estudo de caso desenvolvido com o software foi premiado como melhor artigo da sessão de cogeração no POWERGEN 2010 realizado em Orlando – USA.

O método de modelagem computacional avalia o desempenho do sistema de cogeração considerando o desempenho dos equipamentos, variações climáticas e variações nas demandas de energia. A análise reduz as incertezas do projeto e contribui para viabilizar a sua implantação, identificando a melhor solução para as suas demandas de energia.


Exemplos de análise de sistemas de cogeração:cogeracao_03

  1. Sistemas de cogeração com motores de combustão interna;
  2. Sistemas de cogeração com turbinas a gás;
  3. Cogeração com turbinas gás e resfriamento do ar na entrada da turbina;
  4. Ciclos Combinados;
  5. Otimização de caldeiras de recuperação.
  6. COGMCI Software r10 Folder


COGMCI Manual 05/2012

Download

COGMCI Software r10 Folder

Baixar Arquivo

Baixar Arquivo
Carregando...